3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Jeyre em Qui 13 Dez 2018 - 1:56

A professora Magna Soares, ressalta que para a criança aprender a ler e escrever, é preciso relacionar os sons com os grafemas. Para que haja essa aprendizagem, é fundamental que o professor tenha uma formação precisa.Podendo assim, identificar e trabalhar os avanços das fases de cada criança.

Jeyre

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/11/2018
Idade : 42
Localização : Fortaleza

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Ana Camila em Qui 13 Dez 2018 - 2:45

Comentando sobre o vídeo, para Magda Soares é importante que a criança saiba relacionar o som das letras com a escrita das mesmas, mas para que essa aprendizagem se torne mais interessante e significativa para o aluno, é preciso que o mesmo saiba o motivo pelo qual precisa aprender a utilizar a escrita. Daí a importância do professor está bem capacitado, ter conhecimentos de linguística, fonológicos e cognitivos, buscando também métodos que façam com que os alunos possam compreender a escrita ao mesmo tempo que percebem onde ela será utilizada.

Ana Camila

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por katia joyce brilhante em Qui 13 Dez 2018 - 8:07

Professora Magna Soares fala da importância de conhecimentos e formação dos professores. A relação dos sons e letras nas series iniciais e principalmente na dedicação pelo conhecimento.
Entendi que as crianças estão a todo momento em aprendizado,e que o profissional tem que buscar desafios para uma qualidade de ensino e refletir as maneiras  e condições de ensino para melhoria da assimilação e colocar em práticas os seus conhecimentos .  e que nós profissionais devemos estar sempre buscando estruturas de linguagem e investigar as didáticas para o aperfeiçoamento no ensino.

katia joyce brilhante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/12/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Ana Clara em Qui 13 Dez 2018 - 9:11

A professora Magna Soares relata em seu video que o professor é fundamental no processo de aprendizagem do aluno, onde se trabalha a questão da leitura.
Para se escrever bem e correto é preciso ter prática na leitura. O professor precisa ter várias estratégias e buscar sempre novas, pois cada criança é diferente e tem seu tempo.

Ana Clara

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Alexandra Ferreira em Qui 13 Dez 2018 - 15:07

A professora Magna,coloca a importância do professor no ensino do aluno, através da leitura e da escrita.A relação dos sons das letras na aprendizagem a partir da educação infantil.A capacitação, formação e conhecimento que os professores tenham antes ou depois de estar na sala de aula,e sempre buscar o novo.

Alexandra Ferreira

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por neidinha em Qui 13 Dez 2018 - 15:43

Boa Tarde!
Concordo com o texto da Beatriz Gouveia. O professor é o mediador no processo de alfabetização. E  que no processo evolutivo da alfabetização podem ser distinguido três níveis: primeiro(pré- silábico);segundo nível(pré-silábico; terceiro nível (silábico,  silábico-alfabético e alfabético. É importante fazer atividades com textos e permitir que as crianças falem sobre  eles.

neidinha

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Fabiciana Castro em Qui 13 Dez 2018 - 16:34

O cenário que trazemos até a atualidade sobre a alfabetização indica que nunca foi tão importante saber como selecionar informações, interpretá-las de acordo com seus contextos e transformá-las em conhecimento, num processo em que a aprendizagem é uma necessidade contínua.

Alfabetização é um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem e assim poderem escrever e ler por si mesmas.

Para aprender a ler e a escrever, portanto, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.Precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela retrata graficamente a linguagem.

Segundo Emília Ferreiro, a criança elabora diferentes hipóteses no processo de construção do sistema de escrita, dividindo assim em níveis.
avatar
Fabiciana Castro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Fernanda Monteiro em Qui 13 Dez 2018 - 18:07

A PROFESSORA RELATA QUE PARA A CRIANÇA TEM QUE APRENDER RELACIONAR LER E ESCREVER AO MESMO TEMPO,QUE NÃO SE PODE FALAR EM MÉTODO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA,QUE O PROFESSOR SAIBA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE CADA CRIANÇA,PARA ISSO O PROFESSOR TEM QUE TER CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS, FONOLÓGICOS E COGNITIVOS.

Fernanda Monteiro

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Karolina Silva em Qui 13 Dez 2018 - 18:36

O relato da profesora Magda Soares é importantíssio, pois a criança aprede a ler e escrever fazendo relação dos sons com os grafemas, a escrita é um resistro dos sons e as crianças tem que relacionalos com os desenhos que são letras. A escola é preparada a partir da formação dos professores de forma sistemática e sequencial, o aluno por si só tem o desejo de aprender, então o educador é o meio no qual pode haver essa integração. É  muito importante que o professor observe o ritmo de cada aluno, para que a criança entenda que palavras são sons, e o professor tem que ter  conhecimeto linguistico e fonologico para que haja essa compreensão.

Karolina Silva

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Nereuda Maria em Qui 13 Dez 2018 - 19:20

A professora Magna, ela fala da importância do conhecimento que a criança estabelece entre a quantidade de letras e a utilização de sílabas, ela compreende que se escreve com base em uma correspondência de sons, imagens.
As análises e teorias sobre as interações produzida entre professor/aluno.
O objeto de conhecimento em diferentes situações de ensino, resultaram no conhecimentos de novas didáticas para o aprendizado da criança.

Nereuda Maria

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Raynara Ricardo em Qui 13 Dez 2018 - 22:42

A professora Magna destaca a importância que o professor tem na alfabetização das crianças, em que se deve trabalhar a leitura e a escrita de uma forma clara para criança compreender a razão dela aprender ler e escrever. Ela destaca que o professor tem que sair da forma formal e buscar outros métodos de ensino para melhor desempenho das crianças. Impacto me chamou-me bastante atenção foi quando ela falar  que o professor precisa ter domínio do conteúdo trabalhado pois como eu vou ensinar uma coisa que não sei e precisa compreender as fases da criança. O que o professor reconheça as fases de cada criança e respeitar seu tempo.

Raynara Ricardo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Aline Raquel em Sex 14 Dez 2018 - 14:09

Ouvir Magda Soares é sempre um grande prazer e sempre uma deliciosa maneira de aprender. Devo citar dois pontos que, julgo importante falar sobre sua fala, no processo de aquisição de leitura e escrita ou seja a alfabetização; o primeiro a capacitação do professor conhecendo as teorias por trás de todo o processo de alfabetização e o segundo, a prática seguida de criatividade não se pautando apenas no livro didático. Fala maravilhosa da grande EDUCADORA/PESQUISADORA Magda Soares.

Aline Raquel

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividade 3

Mensagem por Leilazinha em Sex 14 Dez 2018 - 17:45

Boa tarde !!!!!
A professora Magda Soares relata a importância da formação do professor, pois ele precisa identificar as necessidades de cada aluno, o que ele deve fazer para que a criança avance de uma fase para outra no processo de alfabetização. E concordo quando ela fala que precisamos ter conhecimentos linguísticos, fonológicos e cognitivos, pois assim saberemos o que fazer em sala, entender como a criança aprende, ter fundamentos para fazer as intervenções necessárias. Infelizmente essa ainda não é uma realidade para todos, pois muitos educadores preferem se manter no modo tradicional de ensino, sem metodologia e principalmente sem transposição didática ocasionando assim uma aquisição da escrita e da linguagem precária e por muitas vezes sem possibilidade dessa criança desenvolver todas as suas habilidades.
Como comentamos em sala devemos procurar está sempre nos capacitando, buscando novas estratégias, adquirido novos conhecimentos nós também nos desenvolvemos mais a cada dia.
Devemos ser um buscador e não um evitador de aprendizagem.

Leilazinha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Valdeneide em Sab 15 Dez 2018 - 19:34

Boa noite
A Professora Magda Soares relata que a formação do professor é muito importante, ele precisa trabalhar para quem a criança escreve,é preciso fazer a aprendizagem sequencial. Alfabetização é a criança aprender a ler a sentença. Ele precisa desenvolver o interesse na criança na leitura e a escrita sabendo que as crianças são diferentes aprendem em ritmo diferentes umas com facilidade outras com com mais dificuldades. Elas aprendem quando percebem os sons.O professor precisa perceber as fases de cada criança como ela aprende,as cartilhas eram usadas com textos falsos e, Que trabalhavam as famílias vá,vê,vi,vó,vi.O professor bem formado sabe como trabalhar em sala de aula ,usar suas estratégias. Á interação com a prática e teoria constrói o conhecimento. Para ensinar é necessário ter o compromisso com a escola. Só se aprende a ler lendo

Valdeneide

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Aurinilda Lima em Dom 16 Dez 2018 - 20:56

A criança tem que estar em contato com portadores de textos para aprender a ler e escrever ao mesmo tempo.
E como isso acontece? através da alfabetização e letramento simultaneamente.
Ai, passa pela formação do professor, pelo conhecimento que o professor tem sobre o processo de aprendizagem da criança e sua metodologia em sala de aula.

Aurinilda Lima

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/12/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum