4ª Atividade - Você concorda?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qui 28 Jun 2018 - 17:33

flower Oi, Hora de retornar ao nosso fórum... Aguardo muitos comentários...
Veja o que você deve fazer:
 VOCÊ CONCORDA? –  Leia os depoimentos abaixo:

1- “Meus alunos são usuários muito competentes dos recursos tecnológicos. Como eles sabem mais do que eu sobre esses recursos, tenho medo de usá-los nas aulas e mostrar para eles que não os domino tão bem.”
2- “Não sou a favor do uso dos recursos tecnológicos para a produção de textos, pois os alunos ficam muito preguiçosos, dependentes do corretor ortográfico e não treinam a caligrafia.”
3- “Se levo meus alunos para a uma aula no laboratório de informática ou trago os tablets para usar em sala, acabo perdendo o controle da turma... eles não prestam mais atenção no que eu falo.”
4- “Não acho que a TDIC muda muito coisa. Posso apresentar o conteúdo da aula na lousa, num cartaz ou no Power Point, tanto faz, não faz nenhuma diferença para a aprendizagem dos alunos.”
5- “Proíbo meus alunos de usarem o Google para as pesquisas que peço, senão eles nem leem, só imprimem e pronto.”

- O que dizem alguns especialistas sobre a entrada da TDIC em sala de aula?
Após analisarmos falas comuns dos professores sobre as dificuldades na incorporação da TDIC nas atividades de sala de aula, vamos ver o que pensam alguns especialistas e, assim, aprofundar nossas reflexões sobre os limites e benfeitorias do uso da tecnologia para ensinar.
Leia abaixo trechos de três autores  que discutem ideias importantes sobre o tema. Em seguida, escolha um deles para comentar, relacionando com as questões discutidas em sala.

1. DELIA LERNER
“Parece-me, então, fundamental considerar que a incorporação das novas tecnologias ao ensino está longe de se conseguir magicamente a partir da chegada dos computadores. É um processo que se desenvolve com o tempo, que avança na medida em que os integrantes da equipe escolar a concebam como uma responsabilidade compartilhada e que requer não só acompanhamento próximo por parte do professor de informática, como também compreensão, compromisso e dedicação de todos.”
("La incorporación de las TDIC en el aula. Un desafio para las prácticas escolares de lectura y escritura", p. 37. In.: Las Tic en la escuela, nuevas herramientas para viejos y nuevos problemas. Daniel Goldin e outros. Editora Oceano Travesia, 2011.)


2. EMILIA FERREIRO
“As dificuldades de passagem do oral ao escrito subsistem com ou sem TDIC. O que as TDIC fazem, sem saber, é contribuir para:
- tornar obsoleta a ideia de alfabetização com um único texto (mas há décadas insistimos na vantagem da diversidade de textos desde o início);
- tornar obsoleta a obsessão pedagógica pela ortografia (é preciso aprender a usar com inteligência os corretores ortográficos, da mesma forma que as calculadoras portáteis); e
- tornar obsoleta a ideia de uma única fonte de informação: o professor ou o livro-texto (mas há décadas que as boas bibliotecas e os bons bibliotecários vêm trabalhando nesta direção).
Em síntese, há múltiplos pontos de convergência entre o que se proclama como ‘novidades introduzidas pelas TDIC (em termos propriamente educativos) e o que as tendências progressistas em alfabetização (por chamá-las de algum nome) vêm reivindicando há décadas. Nesse sentido, bem-vindas as TDIC.”
("Alfabetização Digital. Do que estamos falando?", p. 467 - In: O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. Emilia Ferrreiro. Editora Cortez, 2013.)


3. CESAR COLL
“Mas o que nos interessa sublinhar agora é que a centralidade crescente da Educação e da formação na SI (sociedade da informação) tem vindo acompanhada por um protagonismo igualmente crescente das TDIC nos processos educacionais e formativos. O objetivo de construir uma economia baseada no conhecimento requer que a aprendizagem seja colocada em destaque, tanto no plano individual quanto no social; neste marco, as TDIC, e mais especificamente as novas tecnologias multimídia e a internet, apresentam-se como instrumentos poderosos para promover a aprendizagem, tanto de um ponto de vista quantitativo como qualitativo. Por um lado, estas tecnologias tornam possível, por meio da supressão das barreiras espaciais e temporais, que mais pessoas tenham acesso à formação e à Educação. Por outro, graças às tecnologias multimídia e à internet, novos recursos e possibilidades educacionais estão disponíveis.”
("A incorporação das TIC na Educação – Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso", p, 68 - In.: Psicologia da educação virtual. Ed. Artmed, 2010.)
28.06.2018
17h20min


Última edição por Profa. Karla Moreira em Qui 28 Jun 2018 - 18:51, editado 1 vez(es)
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Célia Barros em Qui 28 Jun 2018 - 17:50

Boa noite professora
avatar
Célia Barros

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Célia Barros em Qui 28 Jun 2018 - 18:13

CESAR COOL

Com o uso de TDIC, o objetivo central deve ser o de motivar e incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos, além disso, a tecnologia permite que os professores e estudantes utilizem o mesmo canal de educação, onde o destaque sejam o uso de instrumentos para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos.
Ex: nossa atividade aqui no forum.
avatar
Célia Barros

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qui 28 Jun 2018 - 18:48

Célia Barros escreveu:Boa noite professora
flower Boa noite!
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qui 28 Jun 2018 - 18:50

Célia Barros escreveu:CESAR COOL

Com o uso de TDIC, o objetivo central deve ser o de motivar e incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos, além disso, a tecnologia permite que os professores e estudantes utilizem o mesmo canal de educação, onde o destaque sejam o uso de instrumentos para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos.
Ex: nossa atividade aqui no forum.
flower Exatamente. O objetivo é motivá-los para o uso funcional das TDIC em sala de aula a fim de proporcionar uma aprendizagem muito mais proveitosa e eficiente.
28.06.2018
18:50:07
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Maira Andrade em Qui 28 Jun 2018 - 19:06

DELIA LERNER
Que para a utilização desse instrumento não é necessário somente o profissional da educação, mas também o trabalho por partes de todos aqueles que fazem parte da escola. Todos da escola trabalhar a conscientização que o TDIC pode ser utilizado de uma forma que venham agregar mais conhecimentos e não somente uma ferramenta para se fazer um trabalho mais rápido, usar essa ferramenta para fazer pesquisas e trabalhos com mais conteúdos. E assim obter mais conhecimento sobre determinado assunto.

Maira Andrade

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Caroline Nascimento em Qui 28 Jun 2018 - 19:07

28.06.2018
19:05:43

DELIA LERNER

O uso de computadores não é o que vai fazer com que as tecnologias presentes e futuras em sala de aula funcionem com exito, é necessário todo um processo para que isso aconteça, desde a capacitação de educadores, o que tona-se chave nesse processe, até a conscientização de alunos para que estes percebam a real importância da TDIC e o quanto podem adquirir e absorver conhecimento através dela, ou seja, será necessário um processo em larga escala para que funcione.
avatar
Caroline Nascimento

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qui 28 Jun 2018 - 19:12

flower Muito bem! Aguardando mais comentários...
28.06.2018
19:12:33
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Nathália em Qui 28 Jun 2018 - 19:16

Boa noite professora e à todos!

Autor escolhido: Cesar Cool

O uso e avanço da tecnologia está transformando de maneira significativa o modo de interação com as pessoas, negócios... e partindo para o contexto educacional, o modo de atuação na educação e do professor em sala. Sua aplicação deve ser vista como um caminho importante para expandir o dinamismo nas aulas. É importante também saber como agregar esta ferramenta possibilitando assim o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
avatar
Nathália

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Rosemary em Qui 28 Jun 2018 - 19:17

Boa noite! Professora

Rosemary

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Deborah Bessa em Qui 28 Jun 2018 - 19:18

19:13:33 De acordo com os primeiros depoimentos percebo a dificuldade de alguns docentes. E não concordo com esse tipo de metodologia ultrapassada, que não fazem a utilização das tecnologias em suas aulas porque simplesmente estão acomodados com a rotina monótona de ensino.
avatar
Deborah Bessa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Isabela Rodrigues em Qui 28 Jun 2018 - 19:22

Assim como CESAR COOL, acredito que a tecnologia vem para auxiliar no processo educativo. A tecnologia auxilia tanto o professor quanto o aluno, ambos podem usufruir de forma produtiva na intervenção de metodologias, e na pesquisa de forma rápida, porém, ainda assim o aluno consegue absorver informações, muitas vezes até mais do que na leitura por achar monótono e considerarem algo cansativo e tedioso. No caso de alguma dificuldade com a turma no primeiro momento, não se deve descartar o uso mas buscar meios de compactuar com a turma a melhor forma de procederem.  
28/06/2018

Isabela Rodrigues

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Raaby Tiffany em Qui 28 Jun 2018 - 19:30

28.06.2018
19:21:05

EMILIA FERREIRO

As dificuldade da alfabetização, com ou sem o uso da tecnologia, continuará.
A tecnologia é um método para cativar e não substituto para todos os métodos tradicionais como os livros.
Há muitos pontos positivos e negativos, temos que saber que a tecnologia é uma ferramenta para uma nova metodologia e que os livros sempre irão existir, ambas são ferramentas de ensino, pois as duas são essenciais para o ensino.

Raaby Tiffany

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Mary Ane Santos em Qui 28 Jun 2018 - 19:32

28.06.2018
19:27:42

EMILIA FERREIRO

A TDIC é uma ferramenta maravilhosa, mas não devemos esquecer de trabalhar a escrita que é uma metodologia tradicional. Precisamos estimular isso com o uso de textos, livros, historias, jornais, revistas e etc.

Mary Ane Santos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qui 28 Jun 2018 - 19:48

Mary Ane Santos escreveu:28.06.2018
19:27:42

EMILIA FERREIRO

A TDIC é uma ferramenta maravilhosa, mas não devemos esquecer de trabalhar a escrita que é uma metodologia tradicional. Precisamos estimular isso com o uso de textos, livros, historias, jornais, revistas e etc.
]
flower Com certeza! Devemos aliar o novo ao tradicional de forma a usá-los com funcionalidade.
28.06.2018
19:47:45
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Rosemary em Qui 28 Jun 2018 - 19:53

DELIA LERNER

Não adianta ter recursos tecnológicos se não houver interesse em usa-los, o que acontece nas maioria das escolas atualmente é que só quem realiza atividades de caráter tecnológico com os educandos acaba sendo o monitor de informática com muita baixa frequência e sem o aproveitamento devido de tal instrumento no processo de aprendizagem, isso engloba os saberes docentes, pois diversas vezes o professor de sala regular não os utilizam por falta de conhecimento.

Rosemary

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Ana Beatriz em Qui 28 Jun 2018 - 19:55

28.06.2018
19:48:34

EMILIA FERREIRO

As novas tecnologias trouxeram sim mudanças e se bem usada trás benefícios em relação a leitura ,a ortografia entre outras coisas ou seja o professor é um mediador entre o aluno e a aprendizagem com ou sem a tecnologia.

Ana Beatriz

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Deborah Bessa em Qui 28 Jun 2018 - 19:57

Cesar Coll: Enfatiza em seu contexto a inserção tecnológicas no cotidiano dos estudantes, como poderoso instrumento na aprendizagem. A TDCI, as novas tecnologias e a internet, são recursos de desempenho no ensino ; na qual possibilitam de forma ativa o interesse do aluno nos conteúdos trabalhados.
avatar
Deborah Bessa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Janaina Alves em Qui 28 Jun 2018 - 20:03

EMILIA FERREIRO

A ideia da alfabetização com um único texto, a obsessão pedagógica pela orografia e principalmente a ideia de que apenas o professor e o livro é a única fonte de informação é algo ultrapassado. Precisamos aceitar e por em prática a modernização digital, assim evitaremos a evasão escolar. Devemos nos atualizar e buscarmos aprender sempre, para podermos ensinar dentro da nossa atual era tecnológica, acompanhando as mudanças que acontecem a cada segundo.

Janaina Alves

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Francinete Santos em Qui 28 Jun 2018 - 20:03

Cesar Cool afirma que a tecnologia e uma ferramenta que ajuda no processo de desenvolvimento e de conhecimento. e que estamos numa sociedade de informação.Compartilho com essa ideia que podemos como professores usar esta ferramenta no processo de aprendizagem para os nossos alunos , e um pratica pedagógica para estimular e renovar nossas aulas.

Francinete Santos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Maria Raiza em Qui 28 Jun 2018 - 20:04

O uso das TDIC deve de dar de maneira eficaz, criativa e que agregue conhecimentos não só aos alunos mais também aos docentes. A tecnologia é de ótimo auxílio em sala e como ferramenta metodológica.

Maria Raiza

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Nathana Nogueira em Qui 28 Jun 2018 - 20:05

O uso adequado das TDIC precisa ser amadurecido no ambiente escolar e percorrer um processo progressivo no qual avance de acordo com as demandas do grupo escolar. Demandas estas que precisam adquirir pensamentos propensos ao desenvolvimento do aluno além de que não adianta executar uma única técnica. O modo como o pensamento destes jovens se articula e gera varias linhas repletas de referências e conteúdos adquiridos por meio das novas tecnologias, abre debates sobre a utilização desta ferramenta na areia pedagógica. O que a torna nociva não é a tecnologia mais a má utilização desta pelo professor em sala de aula.

Nathana Nogueira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Célia Barros em Qui 28 Jun 2018 - 20:10

Concordo com tia Mary, estamos pecando não falta de leitura e interpretação de texto e desenvolvimento de textos para com as crianças principalmente.
avatar
Célia Barros

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Suely em Qui 28 Jun 2018 - 20:12

César coll
Com o TDIC o processo educacional está avançando.
As novas tecnologias apresentam-se como uma fonte poderosa de conhecimento.A formação dos educandos e dos educadores está cada vez mais quantitativa e qualitativa.
Em fim às tecnologias na educação é de extrema importância pois através delas o conhecimento será grandioso no mundo.
avatar
Suely

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Andressa Larissa em Qui 28 Jun 2018 - 20:28

César Cool Destaca que as tecnologias vem avançando cada vez mais em salas de aulas, é importante saber usar com sabedoria, buscando novos conhecimentos tanto para o aluno quanto para o professor, a tecnologia ajuda a proporcionar um ensino de qualidade.

Andressa Larissa

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - Você concorda?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum