3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qua 12 Dez 2018 - 16:55

flower Oi,
Hora de continuarmos nossos estudos. Agora sobre a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. O vídeo e o texto trazem informações acerca desse assunto. Escolha uma das informações  que concorda e comente-a! Mostre, no seu comentário, conhecimentos adquiridos em nossas aulas.
Aguardo muitos comentários...
12.12.2018
16:55:28
TEXTO
As intervenções didáticas na alfabetização inicial
Beatriz Gouveia (novaescola@fvc.org.br)

Beatriz Gouveia Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, professora da pós-graduação em alfabetização do ISE Vera Cruz, assessora em Educação e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10
A publicação da obra Psicogênese da Língua Escrita (300 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 74 reais), das argentinas Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, no Brasil em 1999, foi um marco revolucionário no campo da Alfabetização. O livro provocou uma mudança paradigmática em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita e à forma de conceber a escrita. Nele, o aluno é entendido como um sujeito intelectualmente ativo, que formula hipóteses para compreender o que a escrita representa e aprende por meio de suas ações.
Entender como as crianças aprendem e reconceitualizar o objeto de conhecimento (nesse caso, a língua escrita) foi um passo fundamental para os pequenos assumirem o protagonismo no processo de aprendizagem. Outro passo importante foi compreender o papel dos professores no novo cenário. O que cabe a ele se a criança é quem constrói o conhecimento sobre a língua escrita? Entender que o educador não é um mero observador ou espectador do processo de aprendizagem dos alunos foi estruturante para novas reflexões didáticas. Por intermédio do docente é que a língua escrita se torna um objeto de conhecimento. O desafio do profissional é planejar situações didáticas que coloquem a língua na sua função comunicativa e que os alunos possam atribuir mais sentido às tarefas propostas.
De acordo com LERNER (2002, p.105), o conhecimento didático da Alfabetização é o resultado do estudo sistemático das interações produzidas entre o professor, o aluno e o objeto de conhecimento; é produto da análise das relações entre o ensino e a aprendizagem de cada conteúdo específico; é elaborado por meio da investigação do funcionamento das situações didáticas.
Hoje sabemos que, para contribuirmos para a qualidade na aprendizagem das crianças, é importante nos debruçarmos sobre as interações produzidas entre professor, aluno e objeto de conhecimento. Quer dizer conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita e também conhecer a língua escrita e as práticas sociais de leitura e escrita. E mais: conhecer e compreender, cada vez mais, as melhores condições didáticas que incidem sobre a aprendizagem.
Para isso, uma das grandes contribuições da última década foram as publicações dos resultados de investigações didáticas na área da Alfabetização. As análises e teorizações sobre as interações produzidas entre professor, aluno e objeto de conhecimento em diferentes situações de ensino resultaram no conhecimento de novas condições didáticas. Isto é, as investigações foram tornando observáveis as articulações entre o modo de ser do aprendiz, as estruturas epistemológicas das linguagens e as ações docentes necessárias para promover boas situações de reflexão e aprendizagem das crianças. Estas ações aparecem, por exemplo, na seleção de materiais, nas consignas, na forma de agrupar a turma, nas perguntas propostas durante as atividades, na decisão de tornar coletiva a dúvida de um aluno, na decisão de informar ou se calar e na maneira de organizar o tempo didático. Lerner (2002, p.43) ressalta: É necessário realizar investigações didáticas que permitam estudar e validar as situações de aprendizagem que propomos, aperfeiçoar as intervenções de ensino, apresentar problemas novos que só se fazem presentes na sala de aula.
Para a escola orientar situações de ensino cada vez mais eficientes, é importante refletir sobre as condições que melhor possibilitam a assimilação e coordenação progressiva de informações que levam à obtenção de significado. De acordo com Molinari (2000), nestas situações, o professor intervém claramente com a intenção de favorecer o processo de coordenação de informações entre aquilo que as crianças sabem, os dados fornecidos pelo texto e as informações proporcionadas pelo contexto no qual ele está inserido.
Beatriz Gouveia Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, professora da pós-graduação em alfabetização do ISE Vera Cruz, assessora em Educação e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10


VÍDEO
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Brena Kessia em Qua 12 Dez 2018 - 19:45

A professora Magna Soares relata sobre as cartilhas que eram usadas para alfabetizar antigamente "os textos que eram usados era textos falsos". E sim concordo com ela, pois como visto nas aulas passadas para ser um texto é preciso ter coerência e coesão. No vídeo foi muito ressaltado a importância da formação do professor, é necessário que o educador conheça a os conceitos de alfabetização e letramento.

Brena Kessia

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por maria thais em Qua 12 Dez 2018 - 20:32

A professora Magna Soares,relata que o professor precisa ser o mediador do processo de aprendizagem da criança, trabalhar a leitura,a escrita. Que para aprender a ler e escrever é preciso praticar, como vimos em sala de aula. Magna Soares também comenta sobre a dificuldade que as crianças tem, pois as crianças são diferentes, algumas demora a perceber os sons das palavras,já outras não, é nesse momento que o professor precisa está com a criança para desenvolver e trabalhar a escrita e leitura,de acordo com o ritmo da criança.

maria thais

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Cássia Amaro em Qua 12 Dez 2018 - 21:34

Para a Profa. Magda Soares, não é  a forma que alfabetizar as crianças hoje, ou como era no passado, o que importar é a convivência da crianças com a prática da leitura e escrita.é a relação que a criança faz com os grafemas e os sons, em reconhecer as letras e aprender os sons, isso acontece com prática, e o professor tem várias estratégias de apresentar a crianças ao mesmo tempo em que se ensina a ler ensina a escrever, respeitando o tempo de aprendizagem de cada criança, mas fazendo as  intervenções necessárias.

Cássia Amaro

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Camilla Barros em Qua 12 Dez 2018 - 21:39

Nos videos de Magna Sares, é bem nítido em que ela acredita que o desenvolver da criança aprender a ler e escrever, precisa fazer a relação das letras aos grafemas, ela enfatiza trabalhar com leituras reais, gêneros textuais. Mas para que isso venha a ser processado, parte da formação do professor fazendo intervenções significativas, incentivando a leitura.
Para ela a consciência fonológica é o "ponta pé" inicial.

Camilla Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/11/2018
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por wladiamatos em Qua 12 Dez 2018 - 21:54

A Professora Magna Soares, enfatiza, a importância da formação do professor, para que as aulas sejam fundamentadas, e não usar métodos sem sentidos. Ensinar as crianças a ler e a escrever, utilizando intervenções pedagógicas, orientando-as nos momentos propícios , instigando-as a pensar e ter o seu próprio senso crítico. As mediações são de grande importância, pois logo, são perceptíveis os resultados do que foi proposto nas aulas para crianças, elas aprendem com uma facilidade, porém sabemos que temos crianças com mais dificuldades. Devemos apenas, respeitar o momento de cada uma delas.

wladiamatos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

3ª ATIVIDADE :DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Jaylzasouza em Qua 12 Dez 2018 - 21:57

Magna Soares, fala no vídeo que para aprender a ler e preciso fazer o registro dos sons. A criança tem que aprender a relacionar os sons da língua com os desenhos e as letras.
O desafio do profissional é planejar situações didáticas que coloquem a língua na sua função comunicativa e que os alunos possam atribuir mais sentido às tarefas propostas. E preciso levar o aluno a pensar sobre o que ele aprendeu e desafiá-lo a colocar em pratica no seu dia a dia.

Jaylzasouza

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Brenda kelly em Qua 12 Dez 2018 - 22:24

Assim como no texto a professora magna Soares ressalta bastante a importância do educador. Também que cada criança tem o seu tempo e cabe ao professor respeitar e identificar a dificuldade de cada um. O desafio do profissional é planeja situações didáticas para um função comunicativa que os alunos possam atribuir mais sentido as tarefas propostas. Estes relatos mostra a real importância que tem o educador para o ensinamento e aprendizado do aluno , tanto no desenvolvimento em um todo , como na própria ortografia. sendo também necessário que o professor tenha um Boa qualificação e procure ampliar cada vez mais seu conhecimento para buscar um melhor resultado. Com uma aula didática e um professor dinâmico.

Brenda kelly

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Patrícia da Silva em Qua 12 Dez 2018 - 22:52

A professora Magna Soares explica em sua entrevista a importância da alfabetização e do letramento, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício da patrica da leitura e escrita,o professor tem que fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler e escrever.
A professora afirma que os professores devem ser muito bem preparados,um professor bem preparado saberá o que fazer na sala de aula,sabe como a criança aprende e conseguirar intervir quando necessário.Ela fala que as etapas que as crianças passam na alfabetização é muito importante.

Patrícia da Silva

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Patrícia da Silva em Qua 12 Dez 2018 - 22:52

A professora Magna Soares explica em sua entrevista a importância da alfabetização e do letramento, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício da patrica da leitura e escrita,o professor tem que fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler e escrever.
A professora afirma que os professores devem ser muito bem preparados,um professor bem preparado saberá o que fazer na sala de aula,sabe como a criança aprende e conseguirar intervir quando necessário.Ela fala que as etapas que as crianças passam na alfabetização é muito importante.

Patrícia da Silva

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Jaciara André de Souza em Qua 12 Dez 2018 - 22:53

O texto da Beatriz Gouveia e o documentário da Magda Soares, concordam em diversos aspectos. Gostei quando elas fizeram menção que o educador não é um mero observador ou espectador do processo de aprendizagem dos alunos, que na verdade, o professor deve identificar as dificuldades das crianças. A alfabetização não se realiza da mesma forma para todas as crianças e para compreender a língua escrita é necessário conhecer o seu funcionamento. Partindo desse pressuposto, o professor deve trabalhar as duas coisas: trabalhar a escrita com uma finalidade e fazendo as crianças entender que os sons interagem com as imagens e também deixar a mesma aprender por si só. Como foi trabalhado em sala o processo de aquisição da linguagem escrita pela criança, deve-se identificar as fases de seu desenvolvimento e compreender os diferentes desempenhos durante a aquisição da língua escrita, observando também os seus níveis.

Jaciara André de Souza

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Patrícia da Silva em Qua 12 Dez 2018 - 22:53

A professora Magna Soares explica em sua entrevista a importância da alfabetização e do letramento, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício da patrica da leitura e escrita,o professor tem que fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler e escrever.
A professora afirma que os professores devem ser muito bem preparados,um professor bem preparado saberá o que fazer na sala de aula,sabe como a criança aprende e conseguirar intervir quando necessário.Ela fala que as etapas que as crianças passam na alfabetização é muito importante.

Patrícia da Silva

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Jaciara André de Souza em Qua 12 Dez 2018 - 22:55

O texto da Beatriz Gouveia e o documentário da Magda Soares, concordam em diversos aspectos. Gostei quando elas fizeram menção que o educador não é um mero observador ou espectador do processo de aprendizagem dos alunos, que na verdade, o professor deve identificar as dificuldades das crianças. A alfabetização não se realiza da mesma forma para todas as crianças e para compreender a língua escrita é necessário conhecer o seu funcionamento. Partindo desse pressuposto, o professor deve trabalhar as duas coisas: trabalhar a escrita com uma finalidade e fazendo as crianças entender que os sons interagem com as imagens e também deixar a mesma aprender por si só. Como foi trabalhado em sala o processo de aquisição da linguagem escrita pela criança, deve-se identificar as fases de seu desenvolvimento e compreender os diferentes desempenhos durante a aquisição da língua escrita, observando também os seus níveis.

Jaciara André de Souza

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Maria Elizangela Pereira em Qua 12 Dez 2018 - 22:57

Gostei dos dois (texto e vídeo), mas vou escolher o vídeo da professora Magda Soares, pois ele trás uma linguagem clara e explicativa dos processos pelos quais as nossas crianças irão passar, para chegarem a alfabetização e letramento com sucesso. Também fala da importância dos professores estarem sempre se reciclando, lendo com uma aprendizagem sistemática e sequência.
Sugeriu que nós devemos ter um trabalho baseado na teoria+prática para que nossas crianças tenham ganhos significativos na aprendizagem.

Maria Elizangela Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qua 12 Dez 2018 - 22:58

flower Oi,
Ainda por aqui...
12.12.2018
22:57:59
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Dávila Lemos em Qua 12 Dez 2018 - 23:15

Boa noite!
Segundo Magna para a criança aprender a ler e escrever é necessário fazer o reconhecimento dos sons, relacionar com as letras (desenhos), ela tem que saber para que serve a escrita. O professor tem que saber como trabalhar isso com as crianças, usar estratégias de leitura.
As crianças tem um ritmo diferente, cabe ao professor identificar e saber trabalhar encima de cada criança.

Dávila Lemos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Danielimaia em Qua 12 Dez 2018 - 23:32

No vídeo Magna Soares deixa bem claro a importância do professor ter uma formação para está dentro da sala de aula.
QUE não existe um método específico para alfabetizar e sim o professor com competência para o fazer, deixa claro a relação grafemas e fonema e de se trabalhar gêneros textuais reais .
Traz também a importância de se trabalhar esse processo de alfabetização na educação infantil , claro que o professor não irá alfabetizar mais ele ter domínio é conhecimento nos fundamentos da língua.

Danielimaia

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por ThaliaThaisSilva em Qua 12 Dez 2018 - 23:40

Boa noite!
Com base na fala da educadora Magda Soares, ela explica com clareza todas as etapas da alfabetização e letramento da criança. Elas aprendem a ler e a escrever convivendo com a leitura e a escrita reais, que se relaciona os sons da língua. Á formação do professor tem que ser bastante proveitosa e apurada pois está envolvida na teoria é na prática; na observação de cada criança com dificuldade em aprendendizagem, aplicando métodos para melhorar o seu aprendizado.

ThaliaThaisSilva

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Vanessa Karine em Qua 12 Dez 2018 - 23:47

No vídeo Magda fala sobre a interação que deve ter entre a teoria e a prática, que esses dois elementos devem andar sempre juntos. A prática é o que está sendo passado ao aluno dentro de sala, se está sendo entendida e aprendida então está sendo corretamente passada. Já a teoria quando não está funcionando, mesmo estando sendo praticada precisa ser mudada. As crianças não aprendem no mesmo momento, cada um aprende em seu tempo, dessa forma essa teoria deve entrar em prática de acordo como desenvolvimento de cada criança.

Vanessa Karine

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por MONALYSA HOLANDA DE LIMA em Qua 12 Dez 2018 - 23:53

A professora Magda relata sobre a importância do acompanhamento do professor. Concordo com ela sobre esta importância, pois sabemos que cada criança é diferente umas aprendem com mais facilidade, possuem uma boa leitura e outras demoram um pouco mais, tem dificuldade na dicção. E o acompanhamento do professor neste processo de aprendizagem é de suma importância, pois ele devera acompanhar cada aluno, identificar qual tem mais dificuldade e procurar outros métodos de ensino para que seu aluno avance e tenha um bom desempenho. outro ponto importante é que o professor tem que ter um bom conhecimento, boa formação, procurar cada vez mais aperfeiçoamento.

MONALYSA HOLANDA DE LIMA

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por neidinha em Qui 13 Dez 2018 - 0:13

12.12.2018    23:36:54                                                                                                                                                    Boa Noite!                                                                                                                                                                  Concordo com o texto da Beatriz Gouveia. O professor é o mediador no processo de alfabetização. E  que no processo evolutivo da alfabetização podem ser distinguido três níveis: primeiro(pré- silábico);segundo nível(pré-silábico; terceiro nível (silábico,  silábico-alfabético e alfabético. É importante fazer atividades com textos e permitir que as crianças falem sobre  eles.


Última edição por neidinha em Qui 13 Dez 2018 - 15:40, editado 7 vez(es)

neidinha

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Miliane França em Qui 13 Dez 2018 - 0:15

No texto podemos observar o quanto é importante a figura do professor nesse processo de linguagem e escrita, o maior desafio do profissional é planejar situações didáticas, fazer com que o aluno vivencie, escrita, linguagem e assim aprenda a ler. O professor tem que buscar estratégias para que aquele aluno consiga assimilar da melhor maneira a leitura.

Miliane França

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Jacinthadefatima em Qui 13 Dez 2018 - 0:28

O Texto e o vídeo com a Professora Magna Soares interagem perfeitamente.Principalmente quando ambos comentam da importância que o professor tem no processo da Linguagem Escrita junto a criança,e o quanto seu conhecimento acerca desse assunto deve ser amplo!Palavras da professora Karla: -O professor de Educação Infantil deve ter pelo menos uma especialização.Um dos trechos do texto é bem explícito"Por intermédio do docente é que a língua escrita se torna um objeto de conhecimento."No vídeo a professora Magna comenta que o professor deve ter conhecimento Linguístico ,Fonológico e Cognitivo.Que o professor precisa saber como a criança aprende,ter fundamentos para analisar esse processo de aprendizagem,acompanhar as crianças e fazer as interferências necessárias,é aqui que entra a autonomia do professor.Conclusão: O que sei, é uma gota no oceano do conhecimento científico...

Jacinthadefatima

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Rosa 2018 em Qui 13 Dez 2018 - 0:37

O Relato da professora magna, traz tópicos de suma importância onde ela cita que a professora precisa saber como ensinar a criança a ler e a escrever como ela precisa investigar a fundo para ter bons resultados.
Quando ela diz que a criança conhece a sonoridade da palavra no ouvir porém não sabe escrever , fiquei encantada com sua sabedoria em alfabetizar as crianças, o modo que ela entende que cada um tem sua dificuldade na forma de aprender, vi o quanto ela se sensibiliza na trajetória do aprendizado infantil.
É necessário conhecer a fundo cada situação, precisa haver doação e disponibilidade para preparar um projeto de letramento e alfabetização com metodologias de fácil aprendizado para as crianças.

Enviado pelo Topic'it

Rosa 2018

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Ozangela em Qui 13 Dez 2018 - 1:27

Para que a criança aprenda a ler é necessário que ela entenda a relação dos sons com as letras, durante esse processo o papel do educador é fundamental, o mesmo deve identificar quais as crianças possuem mais dificuldade e quais são os níveis de desenvolvimento da escrita (pré- silábico, silábico, silábico alfabético). Depois de diagnosticar cada aluno o professor deve desenvolver atividades que correspondam a necessidade de cada educando, desenvolvendo através de atividades o gosto delas pela leitura e escrita.
De acordo com Magda Soares para que o professor tenha êxito em seu trabalho de alfabetização ele precisa de conhecimentos linguísticos, fonológicos, cognitivos. Para que o trabalho seja realizado com sucesso é necessário que tenhamos profissionais capacitados e criativos que mostrem a criança a importância da leitura e para que ela serve.

Ozangela

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3ª ATIVIDADE: DISCUSSÃO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum