4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sex 9 Nov 2018 - 16:32

flower OI,
Hora de continuarmos nossos estudos. Agora sobre a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. O vídeo e o texto trazem informações acerca desse assunto. Com qual delas você concorda? Escolha uma das informações  que concorda e comente-a! Mostre, no seu comentário, conhecimentos adquiridos em nossas aulas.
Aguardo muitos comentários...
09.11.2018
16:30:06

flower Vídeo sobre a importância do nome próprio no processo de alfabetização



flower
Por que alfabetizar com nome próprio?

A importância de trabalhar com o nome para dar início às reflexões sobre o sistema de escrita na Educação Infantil

Maria. João. Antônio. Cecília. Fernanda.
Imagine se não tivéssemos um nome. No meio de milhões de outras pessoas, como seríamos diferenciados?
A importância dessa palavra levou muitos linguistas e antropólogos a acreditar que a escrita foi fonetizada por causa dos nomes próprios, uma vez que os pictogramas não davam conta de codificá-los e registrar a diversidade de indivíduos.
Atualmente, é difícil conceber uma sociedade que não utiliza o nome próprio para registrar a diferença – e, por conseguinte, a identidade – de cada membro.
Diante disso, como pensar, então, numa forma mais significativa para dar início à alfabetização escolar?
Foram as descobertas sobre a origem e o desenvolvimento da escrita, conhecidos como psicogênese (leia mais sobre a Psicogênese da Língua Escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, abaixo), que evidenciaram os processos de aprendizado das crianças e questionaram os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia de famílias silábicas.
Com base nos estudos da pesquisadora argentina, a criança se tornou protagonista da própria aprendizagem. Desafiada pelas atividades e pelas intervenções do professor, a criança investiga, testa ideias, repensa, corrige. Aos poucos, se apropria do sistema de escrita.
Na etapa inicial de alfabetização, o papel do professor é ampliar, de maneira significativa, a inserção das crianças no universo da escrita, com o qual elas já têm contato por meio de, por exemplo, cartazes que veem na rua, da televisão e das listas de compras que seus pais fazem. “Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”, explica Andréa Luize, coordenadora do Núcleo de Práticas de Linguagem da Escola da Vila, em São Paulo. E nada melhor que uma palavra estável – não importa onde a criança veja seu nome, ele sempre estará escrito do mesmo jeito – para começar esse trabalho.
As crianças, aliás, intuem a importância do nome mesmo sem saber escrever. A psicolinguista Ana Teberosky, no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, destaca a precoce tendência infantil a marcar suas produções, ainda que em forma de garatuja. Quando chegam à escola, essas crianças passam a dividir o espaço com muitos outros pequenos. Por isso, percebem que o nome delas adquire muito sentido quando identificam seus objetos pessoais, como mochilas e lancheiras. “Socialmente, a escrita do nome ganha relevância”, diz Andréa Luize.

Do nome próprio à compreensão do sistema alfabético de escrita

Na realidade da sala de aula, como utilizar essa palavra cheia de sentido? Beatriz Gouveia, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e professora da pós-graduação em Alfabetização do Instituto Superior Vera Cruz, diz que o trabalho com os nomes próprios deve ter objetivos de aprendizagem diferentes, de acordo com a faixa etária dos alunos.
“Nas turmas de 2 e 3 anos, por exemplo, a preocupação é fazer com que a criança reflita sobre as marcações dos pertences e sobre a sua identidade”, explica. Assim, ela se enxerga como um ser distinto dos outros que a rodeiam.
Já nas turmas de 4 e 5 anos, o nome passa a ser um contexto para a reflexão sobre o próprio sistema de escrita. À medida que vão se apropriando do sistema e percebendo suas regularidades, como quantidade e disposição das letras e combinação dos sons, os pequenos passam a utilizar esses conhecimentos adquiridos para descobrir e escrever novas palavras.
“O nome próprio será um referencial importantíssimo para a leitura e escrita de outros textos e é o professor que propõe às crianças recorrer a essas fontes de informação para que resolvam um problema”, diz Diana Grunfeld, especialista em didática da alfabetização e membro da equipe de coordenação da Rede Latino-americana de Alfabetização.

avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Célia Barros em Sex 9 Nov 2018 - 18:42

Concordo com a forma de alfabetizar com o nome próprio, pois trabalhando com o mesmo, traz a repetição e identificação das letras e com isso trabalhando a troca de experiencias entre as crianças expondo as diversas formas de aprendizagem através da visão e oralidade da linguagem em ensinar o nome tanto na escrita como na linguagem, e para a criança podemos trazer formas de estimulação para reconhecimento do nome da seu como das outras crianças ao seu redor através das fichas e listas de nomes, trabalhando em grupo onde podemos também visualizar suas primeiras dificuldades, e trabalhar em cima delas.
avatar
Célia Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Kerley Ipiranga Thé em Sex 9 Nov 2018 - 19:33

. “Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”,

Como comentei a sua pergunta na aula anterior, a responsabilidade é em conjunto, família e escola, não adianta os pais não se interessarem, pois vai prejudicar tanto ao aluno como o esforço do professor. Essa questão não vale somente a família mais também ao professor.
A alfabetização na idade certa, é uma média que deveria ser adotada como objetivo de ambos.
Essa forma de utilização do nome é incrível.

Kerley Ipiranga Thé

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Valdivino Neto em Sex 9 Nov 2018 - 20:48

"Já nas turmas de 4 e 5 anos, o nome passa a ser um contexto para a reflexão sobre o próprio sistema de escrita. À medida que vão se apropriando do sistema e percebendo suas regularidades, como quantidade e disposição das letras e combinação dos sons, os pequenos passam a utilizar esses conhecimentos adquiridos para descobrir e escrever novas palavras."

O que me chama a atenção é o fato de que essa grande pensadora Emília Ferreira, nos traz a importância de se trabalhar o nome da criança para a aquisição da escrita, mas Emília enfatiza que os professores devem está atentos de que a criança ao saber escrever o próprio nome não garante que ela acomodou a grafia e os sons das palavras.
Cabe ao professor usar de sua sensibilidade e identificar em que período se encontra a criança e desenvolver através de seu nome, que a criança possa discernir as letras e os sons que já passam a ser mais próximos a elas. Arrow

09.11.2018
19:47
avatar
Valdivino Neto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/06/2018
Idade : 25
Localização : Pacatuba-CE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Andressa Larissa em Sex 9 Nov 2018 - 20:50

Concordo com a forma de alfabetizar com seu próprio nome, os nomes passam para a criança uma fonte de informações, que acaba se tornando um ponto de referência das letras, é muito importante trabalhar os nomes através das fichas de identificação, pois eles irão fazer o seu próprio conhecimento do seu próprio nome e também os nomes dos colegas.

Andressa Larissa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Caroline Nascimento em Sex 9 Nov 2018 - 21:11

O vídeo deixa bem claro a importância do nome próprio no processo de alfabetização, estou vivenciando isso atualmente, então só tenho a dizer que concordo plenamente, pois, desde o reconhecimento da primeira letra do nome, até aprender e compreender todo o nome, isso ajuda na alfabetização de diversas formas; memorização, estabilidade da sequencia, etc...
09.11.2018
21:11:24
avatar
Caroline Nascimento

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Mary Ane Lima Santos em Sex 9 Nov 2018 - 21:12

Estou vivenciando essa fase com meus alunos de 4 anos. A exploração com o nome próprio tem uma grande referencia para eles e é uma troca de experiências deles de diversas formas de aprendizagem.

21:12:07
09.11.2018
study

Mary Ane Lima Santos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Raaby Tiffany em Sex 9 Nov 2018 - 21:19

O nome próprio é a representa a individualidade de cada aluno. Trabalhar com o nome próprio na alfabetização é essencial no período pré-silábico, ou seja, é quando a criança recebe a estabilidade de sequência que é quando ela ter a noção de que uma letra vem atras da outra, assim tendo o inicio da compreensão da escrita.

21:17:46
09.11.2018

sunny


Última edição por Raaby Tiffany em Seg 12 Nov 2018 - 22:22, editado 1 vez(es)

Raaby Tiffany

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Maria Raiza em Sex 9 Nov 2018 - 21:25

A escrita do nome próprio tem papel fundamental no processode alfabetização da criança, pois representa um passo importante de sua entrada no mundo da escrita. É essencial utilizar o nome próprio para seu aprendizado pois ajuda a assimilar com muito mais facilidade tanto o seu nome como outros.

Maria Raiza

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sex 9 Nov 2018 - 21:45

flower Ótimos comentários...
09.11.2018
21:45:23
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Janaina Alves em Sex 9 Nov 2018 - 22:12

" A criança é desafiada pelas atividades e pelas intervenções do professor, a criança investiga, testa ideias, repensa, corrige.

Essa metodologia de ensinar através do nome próprio, a criança pode adquirir tudo isso, de diversas maneiras, basta o educador usar a criatividade.
avatar
Janaina Alves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Regislane Barros em Sex 9 Nov 2018 - 23:25

Tanto p vídeo como o texto nos deixa claro a importância do nome próprio no período de alfabetização, pois é nesse período que a criança começa a assimilar as letras do alfabeto. Como o exemplo do Guilherme visto em sala de aula, onde ele escreve várias letras dizendo ser palavras. Ou seja, é uma fonte de informação para as crianças assimilar as letras do seu nome nos nomes de outras crianças ou objetos
avatar
Regislane Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Nathana Andrade em Sab 10 Nov 2018 - 1:19

"As crianças, aliás, intuem a importância do nome mesmo sem saber escrever."
Ultilizar o nome da criança para iniciar seu processo de alfabetização é uma estratégia bastante inteligente e eficaz se ultilizada de forma adequada. É perceptivo a relação de prestígio que cada criança possui com relação ao seu nome, quando o pronunciamos errado logo somos corrigidos, ou ao mostramos sua forma escrita para todos, recebemos sorrisos tímidos e espontâneos. Sem dúvida o nome é a primeira ideia de escrita que as crianças vão pensar em reproduzir, mesmo sendo "rabiscos". Por tanto o professor deve ter uma percepção desta individualidade que são os indivíduos e seus nomes para tarbalhar de forma significativa e coerente a escrita e a leitura.

Nathana Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

atv 4

Mensagem por maria da conceição em Sab 10 Nov 2018 - 1:20

alfabetizar com o nome próprio  e um método de fazer o educando reconhecer e formar outras palavras a parti das letras do seu nome diante dessas concepções a criança percebe as variedades de palavras que podem ser escritas com as letras tornando assim aprendizado importante para os mesmos.

maria da conceição

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Luzirene Salles em Sab 10 Nov 2018 - 1:47

O vedeo mostra a importância do nome próprio, no processo de alfabetização da criança, onde ela reconhece seus pertences por meio de seu nome,sendo assim passa a ser um conjunto de letras,onde eles identificam, e observam as letras diferentes,em diversos locais.Memorizar a escrita do nome que ele está alfabetizando ajuda, analisando as escritas das crianças qui é apartir de pesquisas, quando vc pesquisa vc compara o resultado daquilo que aparece mais frequência, qui é elevado a consideração, escrita é feita de forma diferente onde a criança começa assimular as letras do alfabeto.O objetivo maior é fazer com que eles reconheça a escrita de um nome qui é só seu,afinal no seu dia a dia estão aprendendo as letras do seu nome.

Luzirene Salles

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por ROBERTA OLIVEIRA em Sab 10 Nov 2018 - 18:03

Concordo com a forma de alfabetizar com nome próprio, as crianças intuem a importância do nome mesmo sem saber escrever, na sala de aula eles passam a dividir o espaço com outros pequenos. Por isso, percebem que o nome deles adquire muito sentido quando identificam seus objetos pessoais, como mochilas e lancheiras, assim as crianças se enxerga como um ser distinto dos outros que o rodeiam.

ROBERTA OLIVEIRA

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por nayanne em Sab 10 Nov 2018 - 21:33

Para a educação infantil é de suma importância o alfabetizar com o nome próprio, eles podem até não saber escrever o nome deles mas ela conhecem as letras e lembram até em ver de longe eles se lembram e sinalizam

nayanne

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Suely em Sab 10 Nov 2018 - 21:41

Acho muito importante a alfabetização com o nome próprio pois faz com que a criança além de aprender a escrever seu próprio nome vai ser também trabalhando a memória,a matemática em fim só com o nome o professor pode trabalhar de diversas formas.
avatar
Suely

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Nathália em Dom 11 Nov 2018 - 15:46

Iniciar o aprendizado utilizando o próprio nome abre um leque de opções para se trabalhar, como por exemplo o nome, as letras do alfabeto(consoante e vogais), letra maiúscula e minúscula, palavras com junção de sons, sílabas simples e complexas, entre outros que podem ser relacionados ao seu nome. Importante estratégia de ensino no processo de aprendizagem.
avatar
Nathália

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Rosemary em Seg 12 Nov 2018 - 0:09

Afabetizar precedendo do próprio nome da criança é uma ferramenta valiosa para o professor e aluno, pois o reconhecimento das letras a parti de seu nome e de seus colegas torna se mais fácil e leve o processo de alfabetização, deixando para trás aquele método antigo em que o aluno tinha que associar a consoante a sua família fonética em que na maioria das vezes os pequenos textos que os alunos tinhas que produzir não tinham fundamentos e nem coesão.

Rosemary

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Maira Andrade em Seg 12 Nov 2018 - 9:11

Como podemos ver o vídeo mostra o processo de alfabetização pelo o próprio nome, do qual esse método é muito valido, pois é através dele que a criança tem o primeiro contato com a escrita e começa a entender como funciona o processo de leitura. E esse método trabalhado de uma forma certa e criativa as crianças irão obter uma ótima alfabetização.

Maira Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por amanda siqueira em Seg 12 Nov 2018 - 15:11

A alfabetização com o nome próprio é uma das mais importantes conquistas do mundo da alfabetização. Para as crianças,o conjunto de letras que compõe seu nome o representa, proporciona a percepção de si como um ser social, com um nome próprio que o representa, diz algo sobre sua identidade, sua filiação, sua história. A escrita do nome próprio tem papel fundamental no processo de alfabetização do educando, pois representa um passo importante de sua entrada no mundo da escrita.

amanda siqueira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Aldair em Seg 12 Nov 2018 - 19:34

"À medida que vão se apropriando do sistema e percebendo suas regularidades, como quantidade e disposição das letras e combinação dos sons, os pequenos passam a utilizar esses conhecimentos adquiridos para descobrir e escrever novas palavras."

Trabalhar com o nome próprio é uma maneira da qual o professor tem para se trabalhar novas palavras com os alunos em sala de aula. Pois através do nome próprio o aluno consegue elabora outras palavras parexidas xom seu nome. Mas isso acontece nos anos iniciais, da qual se trabalha a alfabetização.

Aldair

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Video da importância do nome próprio

Mensagem por Cristiane em Ter 13 Nov 2018 - 5:52

O nome próprio é de muita importância em nossas vidas, apartir da educação infantil, há formadores de professores que defendem o trabalhar com ele apartir do infantil 1, através da chamadinha onde as crianças vão ser estimuladas a reconhecer as letras e a sequência dos seus nomes, também pode ser trabalhado por muitas atividades lúdicas o nome próprio, assim a criança cria afinidade com as letras do seu nome e por isso acaba reproduzindo mais elas não deixando de usar as demais letras.

Cristiane

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Keivania Alves em Ter 13 Nov 2018 - 16:18

O Vídeo nos mostra o quanto o alfabetizar com o nome próprio é importante, pois é quando a criança começa a conhecer as letras do alfabeto.

Keivania Alves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª Atividade - A importância do nome próprio para a alfabetização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum