3. Gêneros Textuais e Ensino

Ir em baixo

3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sab 3 Nov 2018 - 18:56

flower Oi,
Mais um texto para discussão. Agora é sobre Gêneros Textuais. Considero esse texto muito interessante. Leia-o e destaque uma das muitas ideias que são apresentadas.
Aguardo seu comentário.
Abraços,

Karla Moreira
03.11.2018
17:54:59        

   Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos
Eles invadiram a escola - e isso é bom. Mas é preciso parar de ficar só ensinando suas características
Anderson Moço (anderson.moco@fvc.org.br)

1 Como usar os gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
Na última década, a grande mudança nas aulas de Língua Portuguesa foi a "chegada" dos gêneros à escola. Essa mudança é uma novidade a ser comemorada. Porém muitos especialistas e formadores de professores destacam que há uma pequena confusão na forma de trabalhar. Explorar apenas as características de cada gênero (carta tem cabeçalho, data, saudação inicial, despedida etc.) não faz com que ninguém aprenda a, efetivamente, escrever uma carta. Falta discutir por que e para quem escrever a mensagem, certo? Afinal, quem vai se dar ao trabalho de escrever para guardá-la? Essa é a diferença entre tratar os gêneros como conteúdos em si e ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita.
Essa postura equivocada tem raízes claras: é uma infeliz reedição do jeito de ensinar Língua Portuguesa que predominou durante a maior parte do século passado. A regra era falar sobre o idioma e memorizar definições: "Adjetivo: palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado. Sujeito: termo da oração a respeito do qual se enuncia algo". E assim por diante, numa lista quilométrica. Pode até parecer mais fácil e econômico trabalhar apenas com os aspectos estruturais da língua, mas é garantido: a turma não vai aprender. "O que importa é fazer a garotada transitar entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores", explica a linguista Beth Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
É por isso que não faz sentido pedir para os estudantes escreverem só para você ler (e avaliar). Quando alguém escreve uma carta, é porque outra pessoa vai recebê-la. Quando alguém redige uma notícia, é porque muitos vão lê-la. Quando alguém produz um conto, uma crônica ou um romance, é porque espera emocionar, provocar ou simplesmente entreter diversos leitores. E isso é perfeitamente possível de fazer na escola: a carta pode ser enviada para amigos, parentes ou colegas de outras turmas; a notícia pode ser divulgada num jornal distribuído internamente ou transformado em mural; o texto literário pode dar origem a um livro, produzido de forma coletiva pela moçada.
Os especialistas dizem que os gêneros são, na verdade, uma "condição didática para trabalhar com os comportamentos leitores e escritores". A sutileza - importantíssima - é que eles devem estar a serviço dos verdadeiros conteúdos, os chamados "comportamentos leitores e escritores" (ler para estudar, encontrar uma informação específica, tomar notas, organizar entrevistas, elaborar resumos, sublinhar as informações mais relevantes, comparar dados entre textos e, claro, enfrentar o desafio de escrevê-los). "Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos, utilizando textos de diferentes gêneros", afirma Beatriz Gouveia, coordenadora do Programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Célia Barros em Qui 8 Nov 2018 - 15:45

"Quando alguém redige uma notícia, é porque muitos vão lê-la. Quando alguém produz um conto, uma crônica ou um romance, é porque espera emocionar, provocar ou simplesmente entreter diversos leitores. "

A finalidade é informar de modo objetivo e preciso as circunstâncias em que aconteceram os fatos dentro de cada texto, o fato de que antes de expressarmos nossas opiniões sobre qualquer que seja o assunto, precisamos ter conhecimento de todos os aspectos que nele estão envolvidos. para assim determinarmos do que se trata o gênero.
avatar
Célia Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Kerley Ipiranga Thé em Sex 9 Nov 2018 - 19:12

. "Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos, utilizando textos de diferentes gênero."

O professor sempre vai ser o mediante de qualquer conhecimento.
Os gêneros textuais são de extrema importância para a criação do saber consciente.
Mesmo que os alunos tenham dificuldade em relacionar o conteúdo assim, cabe a ele orientar e proporcionar um conhecimento certo mesmo que o aluno entenda somente o básico nas diferenças textuais.

Kerley Ipiranga Thé

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Caroline Nascimento em Sex 9 Nov 2018 - 20:11

"Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir."

Isso mostra o quando é importante que o planejamento seja integrado em nossos cotidiano, a tal ponto de fazer parte da nossa rotina, trazendo assim formas de passar o gênero desejado aos alunos sem dificuldade e algo que eles possam construir e que já tenham a base como por exemplo; uma carta.

09.11.2018
20:11:18
avatar
Caroline Nascimento

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Mary Ane Lima Santos em Sex 9 Nov 2018 - 20:19

"Os especialistas dizem que os gêneros são, na verdade, uma "condição didática para trabalhar com os comportamentos leitores e escritores".

os gêneros são essenciais para a compreensão mais avançada na leitura e escrita do aluno, assim ganhando um domino maior na fala e na escrita.

09.11.2018
20:19:21

Mary Ane Lima Santos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Valdivino Neto em Sex 9 Nov 2018 - 20:30

"Na última década, a grande mudança nas aulas de Língua Portuguesa foi a "chegada" dos gêneros à escola. Essa mudança é uma novidade a ser comemorada. Porém muitos especialistas e formadores de professores destacam que há uma pequena confusão na forma de trabalhar. Explorar apenas as características de cada gênero (carta tem cabeçalho, data, saudação inicial, despedida etc.)"

Os gêneros textuais abrem um leque de informações a serem repassadas através do texto e garantem a quem vai escrever, uma maior percepção específica para o público que será transmitida a mensagem.
Enfim, o professor em sala de aula deve desenvolver não só o conhecimento das propriedades de cada gênero textual, que também são importantes para a identificação do gênero, mas o conteúdo de cada texto escrito e principalmente o sentido que o texto exerce. Arrow

09.11.2018
19:26
avatar
Valdivino Neto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/06/2018
Idade : 25
Localização : Pacatuba-CE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Raaby Tiffany em Sex 9 Nov 2018 - 20:33

"É por isso que não faz sentido pedir para os estudantes escreverem só para você ler (e avaliar). Quando alguém escreve uma carta, é porque outra pessoa vai recebê-la."

Podemos trabalhar o nosso cotidiano juntando a vivencia com o gênero, trazendo para a sala de aula exemplos: como uma carta que pode ser enviada a um colega ou familiar ou até mesmo trocar cartas com pessoas de outros lugares.
Trazendo gêneros que será mostrados a outras pessoas e indicando gêneros que os alunos tem vivencia. Dando o prazer da escrita aos seus alunos.

20:31:54
09.11.2018
Shocked

Raaby Tiffany

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Maria Raiza em Sex 9 Nov 2018 - 21:31

"O que importa é fazer a garotada transitar entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores"
É importante que o aluno vá além de saber o que é uma carta , uma notícia ou outros textos. É fundamental a leitura e a escrita, e a professora como mediadora pode utilizar de métodos para trabalhar com os alunos em sala de aula , além disso pode ser vivenciado no cotidiano da criança. Através dessa leitura e escrita o aluno terá uma melhor compreensão das diferentes estruturas e funções dos textos.

Maria Raiza

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Janaina Alves em Sex 9 Nov 2018 - 21:33

"Na última década, a grande mudança nas aulas de Língua Portuguesa foi a chegada dos gêneros às escolas"

Trabalhar com gêneros textuais na sala de aula, foi um avanço bem significativo, pois o ato de ler e escrever é visto como uma função social. Essa estratégia prepara o aluno a atuar na realidade em que vive. Ler não é somente decodificar os códigos convertendo letras e sons, mas compreender o que está lendo, atribuindo significado.
avatar
Janaina Alves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por irma francinete em Sex 9 Nov 2018 - 22:50

Como os gêneros textuais e importante para os alunos perceber a linguagem que se no dia a dia .

irma francinete

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Regislane Barros em Sex 9 Nov 2018 - 23:04


É por isso que não faz sentido pedir para os estudantes escreverem só para você ler (e avaliar). Quando alguém escreve uma carta, é porque outra pessoa vai recebê-la. Quando alguém redige uma notícia, é porque muitos vão lê-la.

Não vale a pena somente ler, o professor deve primeiro se aperfeiçoar no conhecimento do assunto a ser abordado para depois passar o conteúdo para os alunos.
avatar
Regislane Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Nathana Andrade em Sab 10 Nov 2018 - 1:52

"O que importa é fazer a garotada transitar entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores"
A crítica a ser feita é que os professores não ensinam a ler ou escrever e sim a copiar o que já está pronto, acabando por viciar os alunos a um mecânicos de repetição. Não desenvolvendo uma leitura significativa, critica ou coerente. Para subverte esta situação o professor ( que deve ser o mediador e possuir o conhecimento necessário) vai trabalhar entre as diferentes estruturas e esferas
dos gêneros para garantir uma aprendizagem crítica proporcionando a acomodação dos conteúdos.

Nathana Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por ROBERTA OLIVEIRA em Sab 10 Nov 2018 - 17:21

"Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos, utilizando textos de diferentes gêneros"

Existem muitas formas de o Professor trabalhar os gêneros textuais.
Apresentando aos seus alunos diversos estilos e conteúdos temáticos, textos que atendem às necessidades de quem os escreve, apresentando finalidades distintas e definidas, no processo de leitura, de escrita e de produção textual, tornando o aluno um leitor e escritor competente e crítico.


ROBERTA OLIVEIRA

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por nayanne em Sab 10 Nov 2018 - 21:28

É por isso que nao faz sentido pedir para os estudantes escreverem só para você ler (e avaliar). Quando alguém escreve uma carta, é porque outra pessoa vai recebê-la. Quando alguém redige uma notícia, é porque muitos vão lê-la. 

É muito falado sobre as cópias que geralmente os professores passam para os alunos que não se comportam ou alguma coisa do tipo, isso acaba não desenvolvendo os alunos da forma que é pra ser.

nayanne

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Suely em Sab 10 Nov 2018 - 21:33

Hoje em dia temos que colocar em prática todo o nosso conhecimento que aprendemos na faculdade pois nossos alunos tem a necessidade de absorver os conteúdos repassados.
O professor tem que repassar o quanto os gêneros textuais são importantes e fazer com que os alunos tomem gosto da leitura e da escrita.
avatar
Suely

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Nathália em Dom 11 Nov 2018 - 15:28

"O que importa é fazer a garotada transitar entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores”.
É importante apresentar aos alunos outras opções de gêneros textuais que são usados no dia a dia normalmente dentro e fora da escola e não sabemos. Ressaltar também a importância da leitura diária onde se faz necessária para uma melhor compreensão e assimilação das variações textuais.
avatar
Nathália

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Rosemary em Dom 11 Nov 2018 - 23:09

Essa postura equivocada tem raízes claras: é uma infeliz reedição do jeito de ensinar Língua Portuguesa que predominou durante a maior parte do século passado. A regra era falar sobre o idioma e memorizar definições: "Adjetivo: palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado. Sujeito: termo da oração a respeito do qual se enuncia algo".
O  trecho acima ainda é uma realidade nos planos de aulas dos professores de português, aproximando mais o exercício da decodificação do que da aprendizagem, é preciso alinhar o conhecimento dos gêneros textuais com a vivencias dos alunos e com rotina das escolas, estimulando a eles praticar o ato da escrita sem aquela sobrecarga de regras gramaticais.

Rosemary

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Luzirene Salles em Seg 12 Nov 2018 - 0:27

Ao ensinar uma diversidade de gêneros na escola,por mais simples que eles sejam (como uma receita culinária) por exemplo todas as palavras e letras ganham significado.A leitura, a gramática a ortográfia e até mesmo a produção escrita assumir sentido porque estão ligados pelo o uso, sabemos que se o aluno não sair da escola com bom grau de letramento não estará preparado para compreender o mundo.O domínio dos gêneros é muito importante porque eles dão ao aluno conhecimentos de mundo de forma agradável, e ao mesmo tempo profundo. Não basta somente ensinar as características,tem que ensinar buscando exemplos do cotidiano de cada um.

Luzirene Salles

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Maira Andrade em Seg 12 Nov 2018 - 8:56

"É por isso que não faz sentido pedir para os estudantes escreverem só para você ler (e avaliar)." No dias atuais, esse relato ainda acontece em muitas salas de aula. Muitas vezes o aluno por medo de ser avaliado acaba por fazer um texto que muitas vezes irá obter um nota menor que o desejado. Por esse motivo o professor tem que está sempre buscando trazer esses gêneros textuais de uma forma onde alunos possam obter um conhecimento dos quais os mesmos por conta própria buscam entender esses gêneros  e não por simplesmente medo de uma avaliação.

Maira Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Aldair em Seg 12 Nov 2018 - 14:19

"Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos, utilizando textos de diferentes gêneros",

Existem muitos meios de como se trabalhar com os gêneros textuais, da qual o professor vai conseguur alcançar números significativos em relação a aprendizagem dos alunos, mas tudo isso cabe ao professor saber como irá se desenvolver tudo isso.

Aldair

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por amanda siqueira em Seg 12 Nov 2018 - 15:43

O trabalho com gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
O trabalho com os gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos de conteúdos de Língua Portuguesa propostos para um bom Ensino aprendizagem

amanda siqueira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gêneros textuais

Mensagem por Cristiane em Ter 13 Nov 2018 - 6:06

Os gêneros textuais são bem frequente em nossas vidas, embora por não percebemos e muitas vezes não sabíamos que simples textos como: receitas culinárias; manual de instruções; tirinhas; Charges; anúncio publicitário. Também são textos nos dava a parecer que eram só mais um complemento. Esses gêneros estão sempre nos acompanhando embora que pela correria da vida não percebemos porém já começamos o dia com as reportagens e notícias, alguns jornais tem charges, em algum pacote de mantimento tem receita. Se adquirimos um bem ele vem com manual de instruções, há e quem não gosta de ouvir uma bela poesia, ou ouvir uma crônica. Enfim eles estão incorporados às nossas vidas

Cristiane

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Keivania Alves em Ter 13 Nov 2018 - 16:00

A sutileza - importantíssima - é que eles devem estar a serviço dos verdadeiros conteúdos, os chamados "comportamentos leitores e escritores"
Antes do professor passar o conteúdo ele precisa ter conhecimento do assunto a ser abordado.

Keivania Alves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/06/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3. Gêneros Textuais e Ensino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum